Depois começa a parte mais inclinada até o “Alto do Deus me Livre”, passando-se a caminhar em boa parte pela vegetação de Campos de Altitude e por cristas com vista para o Vale do Rio Verde. Na parte final, já caminhando sobre afloramentos rochosos, pode-se contemplar o Vale do Ruah, principal nascente do Rio Verde. Finalmente no cume tem-se a vista para o Vale do Paraíba, na face sul do Estado de São Paulo, e o Vale do Rio Claro.A trilha do Pedra da Mina pode ser feita com ida e volta num mesmo dia (day use), ou com pernoite.
A Pedra da Mina é situada na divisa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais e seu pico, com 2.798 metros de altitude, é oficialmente o quarto mais alto do Brasil, o mais alto da Serra da Mantiqueira e do Estado de São Paulo, e o segundo de Minas Gerais.
A trilha começa na Fazenda Serra Fina, a cerca de 1.560m, passando por uma região da Floresta de Alto-Montana, com baixa inclinação, e atravessando dois riachos. Depois de cerca de 4 km, começa a parte mais inclinada até o “Alto do Deus me Livre”, eventualmente caminhando pela vegetação de Campos de Altitude e por cristas com vista para o Vale do Rio Verde. Na parte final, já caminhando sobre afloramentos rochosos, pode-se contemplar o Vale do Ruah, principal nascente do Rio Verde. Finalmente no cume tem-se a vista para o Vale do Paraíba, na face sul do Estado de São Paulo, e o Vale do Rio Claro.